terça-feira, 10 de novembro de 2009

Francisação = 2 X Frustração

Essa “fórmula matemática” aí descreve o meu sentimento.

Estou totalmente frustrada com o MICC! É um órgão muito desorganizado e que, diante dos acontecimentos, na minha opinião, não tem lá muito respeito pelas pessoas que eles mesmos selecionam.

A primeira decepção foi quando estava inscrita na francisação parcial no Mieux-être des Immigrants (ONG que acolhe os imigrantes e recebe $ do MICC ao oferecer francisação parcial) e no final de semana antes do início das aulas recebi um telefonema informando que por determinação do Ministério eu não poderia fazer o curso, pois estava inscrita na francisação de tempo pleno que acontece no CEGEP Ste-Foy ou na Universidade de Laval. Fiquei arrasada! Estava doida para começar a estudar. E não venha com essa de me mandar estudar em casa on line que isso aí eu não sei fazer. Eu preciso de professor... aula... tarefa... e mais outras tantas coisas do tempo antigo... ultrapassadas. Pensei em questionar ao MICC porque eles permitiram que várias pessoas fizessem a inscrição. Se essa determinação surgiu após as inscrições o MICC deveria arcar com o compromisso de manter as turmas e somente em um segundo momento não permitir que pessoas inscritas no curso em tempo pleno se inscrevessem para fazer o de tempo parcial enquanto aguardam o de tempo pleno. Mas... fiquei caladinha por acreditar na instituição e que esta medida deveria ter sido tomada por uma razão muito importante (provavelmente... dinheiro!) e, então, aceitei.

Aí... agora... Tava eu lá “bunitinha” esperando ansiosamente por uma vaga no curso de francisação na Universidade de Laval que começou dia 03. Chamaram Paulinho, mas ele está trabalhando e não vai fazer... e Lilizinha aqui: NADA. Eu não fui chamada! Cheguei a ligar para Montreal dando uma de doida e argumentando que nós fizemos a entrevista de nivelamento no mesmo dia... blá, blá, blá... eu queria era demonstrar meu interesse, né?! Prevendo que isso poderia acontecer me inscrevi no Centre du Phénix (graças a insistência do meu querido e sábio marido), mesmo havendo um pequeno custo de inscrição (CAD$45 a cada sessão de 6 meses) e material didático (máximo de CAD$40) e de não haver uma remuneração como na francisação do MICC. Iniciei as aulas no dia 02 decepcionada, porém conformada. Após uma semana de aula estava bastante satisfeita com a competência e organização da escola. Uma observação: a francisação lá no Centre du Phénix é promovida pelo Ministério da Educação que, pelo visto, é um órgão descente... ou não!? Sei lá! Não sei se devo acreditar em mais alguma coisa daqui...

Então... no último sábado... to eu dormindo quando Paulinho chega com Lucas da aula de futebol e me diz que tem uma pessoa do MICC no telefone querendo falar comigo sobre a francisação. Levei o maior susto... não tava acreditando... seria sonho? NÃO, NÃO ERA SONHO!!! A moça estava me dizendo que tinha uma vaga para mim na francisação da Universidade de Laval! Iupii!!!!!! Fiquei doidinha!!! Feliz que só pinto no lixo! Porque além de ter a oportunidade de estudar, como eu já estava fazendo, agora eu teria uma ajuda financeira... pouquinho, mas melhor que nenhuma.

Comecei as aulas ontem e lá encontrei uma porção de brasileiros que eu já conhecia e de quem gosto muito e ainda outros colegas, de várias nacionalidades, muito simpáticos. Hoje... estou eu na minha salinha muito da contente quando vem a coordenadora e me chama para dizer que eu não poderia continuar no curso, porque o p**o do MICC cometeu o erro de chamar mais pessoas do que a Escola de Línguas poderia comportar. Mais uma vez eu sou prejudicada por um erro cometido pelo MICC!!! É tamanha a frustração que eu confesso que cheguei a pensar em abandonar todo investimento emocional e financeiro de viver no Québec e voltar para o Brasil. Porque descaso por descaso eu acho melhor é ficar por lá, pois lá eu sei xingar!

Vou preparar uma cartinha bem satisfeita e mandar lá para a tal da Madame Yolande James (Ministra da Imigração) ou qualquer subalterno capaz e ler o meu descontentamento. Tenho uns coleginhas por aqui que são “bem íntimos” desse pessoal de tanto que azucrinaram a vida deles até conseguir que eles respeitassem sua própria determinação de oferecer uma vaga na francisação até 65 dias após a CONFIRMATION D’ADMISSION AU PROGRAMME D’INTEGRATION LINGUISTIQUE que é a danada da avaliação a qual nos submetemos lá na p***a do escritório do MICC e determina qual o nosso nível no francês.

É isso aí pessoal. A cada dia a gente descobre que o negócio aqui não é tão bonito como eles pintam, não!
Um até mais bem frustrado...
Alice

7 comentários:

Paula de Mendonça disse...

Ue é isso Lili, nada de frustração!
Boa Sorte!
Paula de Mendonca.

Mariane, Richard e Ricardo disse...

Nossa Alice, que chato, que constrangimento te chamarem dentro da sala de aula para te dar essa notícia! que atitude desrespeitosa por parte do MICC e tbm por parte da universidade, pois já que vc. já tava lá...deveriam aceitá-la e ponto final! mas não se "avéxe não", estude no centre du phenix que todo mundo recomenda e vai tocando a vida, daqui a pouco vc. tá com um francês ótimo p/ arrumar algo legal pra trabalhar...e a graninha começa a vir!

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk... isso sim se chama pe frio ehhehehe.

Mais pe frio so nascendo d novo kakkaka

Aninha, Camilo e Luli disse...

Que droga, Lili! Mas não se deixe desanimar por isso. Pense nas coisas positivas, com certeza são em maior número. E lembre-se: poderia ser pior!
Beijão bem grandão,
Aninhapre

Anônimo disse...

Olha pelo que eu sei se você esta em condiçoes de ligar e falar no telefone, nao vai ter francisation para você nao.
É melhor procurar outros meios de mehorar seu frances.

Irwing

Alice, Paulo e Lucas disse...

Vai agourar outro!
Eu, Hein!?

Carla Pozer disse...

Minha coleguinha... Tmbm fiquei muito chateada com a sua saída, até agora não me conformo...
Foi um grande vacilo do MICC e da Universidade tmbm, por mais que vc ache que não. Acho que vc nem deveria ter ficado sabendo desse problema, eles que dessem os pulos deles, se entendessem entre eles, mas no final só quem sofreu as consequências desse erro foi vc!
Todos lamentaram muito sua saída...